Título

Contar

Catalogação

Tipo: Blog

Categorias: programação

Tags: ,

Cotidianamente mexemos com números, e na maioria dos casos esses números estão escritos no sistema decimal. Este é um sistema de numeração de base 10, ou seja, utiliza 10 algarismos (0 a 9) para representar os números. A gente usa tanto que parece que é o único jeito de contar, mas podemos ter sistemas de qualquer base, não somente 10.

Quando aprendemos a lidar com números é comum usarmos palitinhos para representar quantidades, por exemplo pra representar o número 3 utilizamos colocamos 3 palitinhos um ao lado do outro: |||. Quando fazemos isso estamos contando na base 1, pois temos apenas um símbolo para contar, o palitinho. Outras base que rege muitas coisas na nossa vida é a base 2 do sistema binário utilizado em todo equipamento eletrônico moderno para computar informações.

As vezes a gente sabe coisas que nem sabemos que sabíamos.

Nessa contagem trabalhei com a conversão dos números de 1 a 100 da base 10 que conhecemos para a base 14, onde preciso de 14 símbolos diferentes para escrever os números. Utilizei as 13 cartas do naipe de paus mais o coringa de um baralho para representar os 14 símbolos necessários para visualizar a contagem na base 14.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *