Embalagem de feijão escaneada e sobreposta várias vezes.

Título

Squash

Catalogação

Tipo: Blog

Categorias: 3d, design, impressão, textos

Tags: , ,

Em flexografia – sistema de impressão muito utilizado na impressão de embalagens plásticas – um dos defeitos/efeitos que ajudam a identifica-la é o “squash”. A matriz desse sistema de impressão é flexível, lembra/é um carimbo que é enrolado em um cilindro e que passa numa banheira de tinta e depois é pressionado contra o filme plástico realizando a impressão. Essa pressão do material flexível entintado faz com que a tinta escape para as bordas da arte e ao sair da pressão deixa uma espécie de subcontorno sem tinta que é o aqui querido squash.

Já na minha época de técnico em artes gráficas em 2009 a impressão flexográfica evoluiu num ponto a tornar quase imperceptível o squash em impressoras modernas, porém ainda é possível observar a olho nu esse efeito em impressões mais baratas praticamente presente em qualquer embalagem de produtos de cesta básica ou em doces de até R$1,99.

Particularmente tenho um apreço pelos defeitos ao mesmo tempo que entendo e respeito o caminho daqueles que buscam por outro lado compreende-lo para evita-los. No meu processo, muitas vezes com experimentos de tempo curto, entende-los para caminhar em conjunto faz mais sentido e gosto dos vestígios que a técnica deixa no resultado, uma espécie de dica arqueológica de como aquilo foi produzido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *