Catalogação

Tipo: Blog

Categorias: textos, tipografia

Tags:

Ando brincando bastante com a possibilidade de criar padronagens utilizando a técnica de ilustração digital conhecida como “Modo Texto” em uma tradução minha. Essa técnica consiste basicamente em utilizar uma fonte – com glifos gráficos ou não – para compor uma ilustração.

Glifos utilizados na minha primeira série de trabalhos usando o modo-texto.

Os desenhos gerados apresentam geralmente uma estética bem definida pela fonte, glifos e cores escolhidas. Ou seja as possibilidades do trabalho são definidas a partir desses parâmetros, que normalmente se permanecem consistentes até o fim.

Um outro aspecto interessante dessa técnica é a possibilidade de utilizar computadores defasados já que não é necessário um grande poder de processamento para lidar com os programas utilizados. No meu caso estou trabalhando com um netbook de 2011 com singelos 2gb de ram e um processador de 1 núcleo.

Meu netbook rodando Debian com o Moebius aberto.

Para os meus trabalhos estou usando bastante o programa Moebius que possui vários princípios que facilitam a criação de artes desse tipo, como conseguir editar as artes somente pelo teclado. Por enquanto a única coisa que me incomoda na interface é o zoom que aumenta toda a interface e não somente o trabalho ativo.

O Moebius eu conheci pelo perfil no Instagram minhoca2d que produz umas artes maravilhosas em modo texto e também com outras técnicas de ilustração modular.

A primeira série que estou explorando é a construção de padrões com uma mesma dimensão dentro de um conjunto limitado de módulos utilizando sempre as mesmas duas cores. Estou nomeando esta série de tapetes devido a semelhança aos padrões oriundos da tecelagem.

Algumas das imagens que ilustram esse post são dessa série, mas também subi ela na seção trabalhos que você pode ver neste link, porém a melhor maneira de visualiza-la é no link abaixo:

https://guilhermesv.github.io/modo-texto/

Os arquivos originais estão disponibilizados no repositório abaixo:

https://github.com/guilhermesv/modo-texto

Meu desejo é ir iterando sobre essa série gerando outros projetos, como esse experimento de utilizar os desenhos criados como textura:

Pra quem se interessou pelo tema segue alguns links, infelizmente em inglês, sobre o tema:

  • https://velvetyne.fr/news/about-ascii-art-and-jgs-font/
  • https://guilhermesv.github.io/modo-texto/
  • https://blog.glyphdrawing.club/
  • https://text-mode.tumblr.com/
  • https://www.asciiart.eu/
  • https://16colo.rs/

Aviso importante: muito da arte em modo-texto foi desenvolvida em fóruns com uma cultura extremamente lgbtfóbica, racista e misógina, então é preciso navegar por essas referências com muito cuidado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *