Título

Orca

Catalogação

Tipo: Blog

Categorias: experimentos, música, programação

Tags: ,

Fazendo uma organização nos meus arquivos me deparei com esse experimento sonoro e visual em 2019, que não é nada especial, mas foi feito com Orca que é um role muito legal e por isso resolvi postar.

Orca, que é uma linguagem de programação esotérica — uma espécie de linguagem projetada para experimentar outras formas de escrever código — onde cada letra do alfabeto tem uma função e ao ir criando pequenos grupos você consegue criar um sequenciador procedural que dá saída em diversos protocolos de comunicação como MIDI e OSC. Simplificando tudo, você programa de uma forma bem abstrata sequências “ritímicas” que podem ser enviadas para algum para criar sons ou efeitos visuais.

Um outro ponto interessante dessa linguagem é que você não programa linha a linha, mas sim em um espaço bidimensional, ou seja, você pode distribuir seu código pela tela e o rodar do código acontece em cima do próprio código, então assistir o código ser manipulado já é um resultado visual estimulante.

Pra mim é muito poético ver esse código que se manifesta de uma forma tão abstrata e estética.

Acho que hoje em dia é sempre bom procurar formas novas formas de ver, descobrir o que já sabemos de novo e inventar novas maneiras de fazer o que já foi feito.

Também usei no experimento Processing e LMMS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.