Cartemas de Gráfica Rápida é um diálogo com os trabalhos Cartemas de Aloísio Magalhães e Mural idealizado pela norte.

Não lembro exatamente quando, mas acho que foi durante o ensino técnico, que conheci a série Cartemas de Aloísio Magalhães. Nesta série cartões postais são justapostos brincando com as orientações e alinhamentos das imagens que geram composições que deslocam o ritmo original da imagem.

Uma coisa que sempre me atraiu nessa série era o exercício atento de observação de imagens feitas em impressos efêmeros buscando seus valores estéticos e seguindo a partir dali. É esse exercício que tento fazer ao olhar manifestações de design que estão fora das instituições, que pra mim são tão especiais.

Design vernacular, design popular, design periférico… design. Amadores, impressores, micreiros, sobrinhos… designers. As classificações são importantes para olharmos o todo, entendermos movimentos, mas não deveriam ser hierarquias, autorizações e chancelas do que é apenas clichês ingênuos e o que raciocínio projetual.

Fico feliz vendo essas estéticas sendo estudadas e usadas fora dos contextos onde eram autorizadas e sem ironias. Um olhar pra essas linguagens visuais enquanto construtoras de cultura e conhecimento.