Título

FORMAS

Catalogação

Tipo: Blog

Categorias: experimentos, programação, textos, video

Tags: ,

Em agosto deste ano ministrei um curso sobre design computacional utilizando o software NodeBox 3 (falei um pouco dele aqui neste postão). Como parte dos estudos que desenvolvi durante o preparo do material do curso, surgiu a ideia de fazer algumas animações utilizando apenas formas geométricas básicas (círculo, quadrado e triângulo).

Fiz quatro animações para cada forma, onde cada uma dessas animações tinham quatro variações de cor e proporção, totalizando 48 vídeos.

Com todos esses vídeos a primeira ideia que tive foi tentar encontrar uma forma edita-los de acordo com uma música utilizando algum outro software de programação ou de VJ.

Como iniciei o projeto utilizando um software código aberto, queria que todos os softwares envolvidos diretamente no processo do projeto também compartilhassem desse mesmo tipo de licença.
Sendo assim comecei a buscar softwares de VJ capazes de alternar os vídeos seguindo o BPM das e frequência da músicas. Por não conhecer muito de música e video, essa procura não deu muitos resultados. O software que chegou mais perto do que eu imaginava era o Ableton Live que é pago, mas tem um recurso interessante de lidar com clips de vídeo da mesma forma que lida com clips de áudio.

Pela programação a única ferramenta que sei manipular um pouco e que seria capaz de fazer isso era o Processing, mas logo nos primeiros testes vi que ele teria dificuldade para carregar e alternar os vídeos sem muitos atrasos.

Não conseguindo encontrar algo automático ou programar uma solução própria, achei que o melhor para não deixar o projeto engavetado por um tempo seria editar manualmente o vídeo. Nas buscas por um software bacana de edição código aberto, encontrei duas indicações o OpenShot e o Kdenlive.

Comecei testando o OpenShot, mas tive alguns problemas de performance quando comecei a inserir muitos vídeos então fui para o Kdenlive, que me agradou muito. Já tinha ouvido falar dele rodando em Linux, porém não sabia da sua versão beta para Windows. Por se tratar de uma versão de teste esperava encontrar uma certa perda performance e instabilidade, porém foi tudo tranquilo. Os vídeos rodaram com pouca defasagem e o sistema de edição é bem parecido com o Adobe Premiere que estou acostumado a trabalhar. Gostei bastante dos atalhos e da flexibilidade da interface.

Com esse projeto consegui sentir melhor o potencial do Nodebox 3 para criar animações com gráficos vetoriais, e que mesmo não sendo o método mais prático o fato de você conseguir parametrizar rapidamente diversas variáveis faz dele uma opção interessante para outros projetos desse tipo. O Kdenlive se mostrou com um potencial enorme de se tornar meu programa de edição principal.

O resultado pode ser visto no vídeo abaixo:

Formas from Guilherme Vieira on Vimeo.

Todo os arquivos do projetos estão disponíveis nesse repositório do GitHub:
https://github.com/guilhermesv/Formas

Mais imagens desse projeto:

https://www.behance.net/gallery/58421461/FORMAS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *